Bibliografia

Para os encontros do grupo Pensar Psicanálise, é recomendada a leitura do seguinte título:






Freud: Uma vida para o nosso tempo, de Peter Gay
Editora Companhia das Letras

Extrato:
Ler este livro significa entrar no mundo de Sigmund Freud: sua família, a cidade onde viveu, suas dificuldades profissionais, sua vida extraordinariamente produtiva e também sofrida. Ele aparece criando e defendendo sua obra, numa época marcada pela crise do liberalismo, a Primeira Guerra e a ascensão de Hitler. O leitor é apresentado a um grande investigador em luta consigo mesmo, obcecado por questões que somente ele coloca. Encontra-o redigindo seus trabalhos, organizando o movimento psicanalítico e brigando com seus seguidores, sempre ativo, enquanto suas idéias se difundem pela Europa e depois pelo mundo.
O historiador e psicanalista Peter Gay utilizou um grande número de documentos inéditos, incluindo centenas de cartas até então inacessíveis. Ele examina as paixões e procura sondar o intelecto de Freud. Analisa Freud como político da psicanálise, em busca de apoio para suas descobertas. Revela, pela primeira vez, a extensão do amor de Freud por Anna, a filha mais jovem. Oferece uma narrativa minuciosa das relações de Freud com discípulos problemáticos como Jung e Ferenczi. E também aborda francamente as controvérsias sobre as amizades apaixonadas de Freud, sua vida íntima e suas inovações teóricas – que, como ele mesmo disse, perturbaram o sono da humanidade.
Nenhum outro biógrafo conseguiu relacionar de tal maneira as concepções e a vida de Freud. Os casos clínicos, os ensaios técnicos e especulativos, as incursões em antropologia e sociologia, são mostrados em conjunção com as experiências pessoais e a formação cultural de Freud. Em várias seções do livro Peter Gay expõe com clareza as teorias sobre os sonhos, as neuroses, a sexualidade. E, no final do volume, um longo ensaio bibliográfico passa em revista a literatura freudiana de língua inglesa, constituindo uma fonte valiosa para estudantes e pesquisadores.
Mais que um relato biográfico, Freud: uma vida para o nosso tempo é uma sólida introdução a um grande pensador e sua obra, essencial para se compreender a importância deste homem que ousou repensar radicalmente a cultura ocidental.




Recomendamos ainda a consulta:



Dicionário de Psicanálise Roudinesco e Plon
Jorge Zahar Editor



A Interpretação dos Sonhos
Editora Imago